terça-feira, 6 de maio de 2008

Adolf Hitler, O boneco

Os supermercados na Ucrânia estão lotados com um boneco de 40 centímetros, vestido historicamente a rigor e trazendo acessórios extras como cinto, óculos e botas. Passaria despercebido se não fosse Adolf Hitler, o ditador alemão que dizimou uma infinidade de judeus, ciganos… Enfim, a polêmica está posta.

Ele vem em uma caixa com a apresentação das datas de nascimento e de morte. A idéia chega num momento em que a extrema-direita cresce politicamente na Ucrânia. Há relatos do aumento da xenofobia e do racismo, e de alguns extremistas apoiando o racismo semelhante ao da Alemanha nazista de Hitler. O estranho é que cerca de três milhões de pessoas morreram como resultado da ocupação nazista da Ucrânia, incluindo 1,5 milhões de judeus.

Hitler queria transformar o país em uma faixa onde escravos trabalhariam para o Terceiro Reich. Embora as leis ucranianas proíbam qualquer forma de fascismo ou propaganda, os bonecos já estão à venda e será comercializado em massa.

Em algumas frases que foram ditas, percebe-se o cuidado para tornar o boneco aceitável: “É como Barbie. A criançada pode despir o fuhrer, pôr medalhas e há uma cabeça sobressalente que muda a expressão em seu rosto”. “Ele tem óculos que são redondos, na forma do pacifista John Lennon”.

Os fabricantes pretendem lançar uma série de brinquedos temáticos sobre o Terceiro Reich, incluindo a parte interna da Chancelaria de Hitler, campos de concentração com arame farpado, quartéis, operação com modelos em câmaras de gás e crematórios. Pasmem!

2 comentários:

flori disse...

Que horror... tem tantos modos de se fazer barbie... vai fazer justo o Hitler?!?! esse mundo tá perdido mesmo rsrsrs

Anônimo disse...

é verdade paulo que absurdo nao????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...